legislação educacional
De ato em ato: uma proposta de sequência didática do gênero textual roteiro para teatro
_____________________________________________________________________
Larissa Minuesa Pontes Marega1
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de sequência didática voltada para leitura, escrita e encenação do gênero textual roteiro para teatro, aplicada a uma aula de Língua Portuguesa, com alunos da sexta série. Teoricamente, o estudo centra-se no Interacionismo Sociodiscursivo e no estudo dos gêneros, com enfoque nos estudos de Bakhtin (2003) e de Bronckart (1999). A aplicação permitiu observar que o trabalho transcorreu de maneira coletiva e colaborativa; alunos e professora co-construíram um texto teatral a partir de orientações previamente acordadas: leitura abundante do gênero; apreensão das características estruturais; observação da função comunicativa; primeiras tentativas de produção escrita e versão definitiva desta. O resultado dessa experiência, além de mostrar que o texto teatral não é para ser somente lido, mas encenado, permitiu, também, observar que o trabalho com os gêneros capacita os alunos a se adequarem nas diversas situações comunicativas e nas relações interpessoais.
Palavras-chave: gênero textual; sequência didática; roteiro para teatro; leitura; encenação.
1. Introdução
No momento em que pensamos nas atividades escolares sistematizadas em torno de gêneros textuais, o teatro surge de maneira completa (e complexa), porque envolve os três eixos de compreensão: leitura, produção escrita e oralidade.
Como professores de língua materna, ensinamos a produzir textos e não a produzir enunciados soltos. Os textos, dessa forma, são entendidos como unidades de sentido, produtos histórico-sociais, formas heterogêneas, orais e escritas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de
Língua Portuguesa (PCNs, BRASIL, 1998, p.70) confirmam essa assertiva, no