legislação educacional PAPER
O presente paper busca investigar as mudanças que ocorrem na percepção dos sistemas educacionais (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) , presentes na legislação brasileira relativo à educação. O objetivo é compreender o papel desses níveis de ensino através das expectativas do governo com relação à educação.
Palavras-chave: Educação; Investigar; Sistemas educacionais.
1 INTRODUÇÃO
Com esse estudo pretende-se demonstrar o desenvolvimento de políticas de ensino, no Brasil, que vem sofrendo mudanças constantes. O sistema escolar é um sistema aberto constituído por uma rede de escolas classificadas nas dimensões horizontais e verticais. É de fundamental importância falar nessas políticas de ensino e de suas respectivas funções.
A escola é um sistema aberto constituído de elementos não materiais (objetivos, normas e conteúdo), entidades mantenedoras e administração. Seu objetivo é proporcionar educação formal, como um processo de caráter intencional e sistemático em busca do desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social, moral do indivíduo, ou seja, preparar para a vida.
Entre os sistemas educacionais que compõem o sistema educacional brasileiro estão: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No sistema educacional brasileiro há transformações constantes e essas mudanças buscam trazer para os educandos um âmbito escolar de grande e amplo aprendizado.
2 SISTEMAS EDUCACIONAIS
A escola faz parte de um sistema de ensino. A qualidade do ambiente escolar como um todo determina o sucesso do processo pedagógico, portanto precisamos conhecer este ambiente que faz parte de um contexto maior, denominado “Sistema de Ensino”. Saviani (1999,p.121) explica que o:
“[...] conceito de sistema denota um conjunto de atividades que se cumprem tendo em vista determinada finalidade, o que implica que as referidas atividades são organizadas segundo normas que decorrem dos valores que estão na base da finalidade