O LÚDICO E A BRINCADEIRA NA INFÂNCIA
Nesta avaliação a distância, você fará um registro e uma reflexão sobre a experiência vivenciada, lendo os textos, assistindo aos vídeos e realizando as atividades propostas nos Tópicos de Estudos desta Unidade de Aprendizagem. Por isso, após realizar as leituras, de cada Tópico de Estudos (e o vídeo no tópico 3) realize, no mínimo, uma atividade proposta para cada Tópico.
Elabore um texto ou um artigo, que inclua citações de autores estudados na Unidade de Aprendizagem. (com no mínimo duas páginas, espaçamento 1,5, letra 12, Times New Roman).
Neste texto você deverá descrever as três atividades, ou mais, que realizou em cada Tópico de Estudos e relacionar para cada atividade, como os conhecimentos que você adquiriu com as leituras e os vídeos elucidaram seus entendimentos sobre o lúdico e a brincadeira na infância.
Respostas dos tópicos de estudo:
Tópico 1 - Como a criação imaginária da brincadeira interfere no movimento da criança?
R: Sabemos que as crianças aprendem brincando, e através do lúdico as crianças têm a oportunidade de criar, organizar e administrar seus brinquedos e jogos. O brincar também ajuda a promover a construção do conhecimento, pois o brinquedo também apresenta uma função social, uma vez que permite o processo de expressão e comunicação da criança sobre si mesma e o mundo que a rodeia, criando um sentimento e uma identidade pessoal e social.
Tópico de estudo 2 – Entrevista com criança para relatar (descrever) as brincadeiras que mais gostam.
R: Entrevista com Louise 7 anos – O que ela mais gosta de brincar é de fazer maquiagem e pintar as unhas. Gosta também de brincar com seus animais de estimação, porém não gosta muito de brincar de bonecas e casinha, mas se alguma amiguinha a convida para brincar ela aceita.
Tópico de estudo 3 – Observação de crianças brincando. Identifique a criança com sua idade e qual o local de observação. Observar quais seus repertórios lúdicos (A