Lean manufacturing
Lean Manufacturing
Petrópolis 24 de novembro de
2012
Lean Manufacturing
Por: Bruno da Costa Reis Moreira (08100460) Marcus Vinicius Souza Tavares (07100104) Luciano da Costa
Trabalho apresentado ao professor Diniz na disciplina de Qualidade de Produtos e Serviços, no curso de Engenharia.
Petrópolis 24 de novembro de
2012
História: Lean Manufacturing surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota logo após a Segunda Guerra Mundial entre 1945-1950. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia adotar o modelo da Produção em massa.Então Eiiji Toyoda e Taiichi Ohno, criaram e implantaram uma nova abordagem para a produção, essa nova abordagem muitos de seus princípios são trabalhos de pioneiros como Deming Taylor e Skinner.
Objetivo: O Lean Manufacturing conhecido agora como Sistema Toyota de Produção (STP) é uma filosofia que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios aumentando a qualidade e a velocidade de entrega do produto ao cliente. Possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade correta, no momento e locais corretos, utilizado o mínimo de instalação, materiais e recursos humanos.Para conseguir esse objetivo, técnicas como produção em pequenos lotes, redução de set up, redução de estoques, alto foco na qualidade, dentre outras, eram utilizadas.
Introdução:. Lean manufacturing, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, e também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).
Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção