LEAN MANUFACTURING
ASSESSORITEC
LAYOUT
CLAUDINO SHITZ
RAFAEL JR. M. DE FREITAS
SERGIO
PROFESSOR GIANCARLO STEFFANI
APLICAÇÃO DE LEAN MANUFACTURING EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR
O estudo apresenta uma característica e um foco principal, que são a eliminação de erros, desperdícios, e perca de tempo de produção, visto que a empresa citada produz por hora o equivalente a 29 carros, sendo, quatro modelos (PEUGEOT), mais quatro de (CITROEN), acabando e fazendo com que o processo produtivo seja rentável, porém dificultoso, em se tratar de variedade de peças.
Há diversas áreas da RSA que dia a dia sofrem com a quantidade e variedade de produção. Dentre elos podemos citar a logística, a qualidade, as engenharias de controle, produção, os fornecedores e a produção em si.
Os desperdícios que devem ser eliminados pela ferramenta da qualidade Lean Manufacturing estão localizados normalmente na superprodução, nas esperas, no transporte, retrabalho inventários, movimentação em geral e demais defeitos. A implementação do Lean contribui para acrescentar eficiência aos produtos e aos processos de uma fábrica, apresentando uma elevada capacidade produtiva e velocidade de resposta ás encomendas, sem defeitos e com excelente qualidade. Apesar das vantagens, impera como grande dificuldade fazer com que os colaboradores mudem suas atitudes, tornando-as mais participativas, visando sempre maior lucratividade, ou seja, utilizar ¨menos de tudo¨ no que diz respeito a mão de obra (esforço humano), esforços na fábrica, ferramentais e principalmente tempo. Lean Manufactury é a implementação de técnicas e ferramentas para reduzir desperdícios na linha produtiva, nesse estudo aplicam-se ferramentas e técnicas como; Kanban, mapeamento de fluxo de valor e poka-yoke, métodos e tempos. Usando de forma correta o kanban impede o crescimento alto de estoques, sendo assim o produto entraria na linha produtiva quando