Efeitos Corrente Eletrica
Trabalho de Física
Efeitos da Corrente Elétrica
Ruan Rocha e Wellerson
28/08/2014
Sumário
Introdução
No nosso trabalho vamos falar sobre os Efeitos da Corrente Elétrica (térmica, luminoso, magnético, químico e fisiológico). Enfatizar o efeito fisiológico (choque elétrico), explicar como ocorre e as medidas que devem ser adotadas para prestar os primeiros socorros a uma vítima. Com este trabalho, pretendemos dar a conhecer um pouco mais sobre a física, através da Corrente Elétrica.
Efeitos da Corrente Elétrica
A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que percorre o condutor. Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito luminoso, efeito fisiológico e efeito magnético.
Mas no nosso dia a dia, não podemos visualizar diretamente a corrente elétrica, da mesma forma como visualizamos o fluxo de água em uma mangueira, por exemplo. Mas podemos percebê-la de outras maneiras, como pelos efeitos que ela produz (por exemplo: quando ligamos o interruptor de uma lâmpada e ela ascende, quando ligamos a TV, o ventilador, etc.). A grande utilização prática da eletricidade deve-se, certamente, à variedade de efeitos produzidos pela corrente. Abaixo vamos destacar algumas de suas principais aplicações:
Efeito térmico
Também conhecemos esse efeito como efeito joule, provavelmente o mais fácil de ser compreendido. Os elétrons transferem energia para os átomos da rede atômica, quando colidem com estes após serem acelerados pelas forças elétricas. Como conseqüência dessa colisão e transferência de energia, há um aumento na energia de vibração desses átomos e, conseqüentemente, um aumento em sua temperatura.
Essa