Efeitos da corrente eletrica
INTRODUÇÃO: A corrente elétrica provoca vários efeitos sobre os corpos nos quais ela circula, dependendo do caso e da situação esses efeitos podem ser benéficos ou não. Neste trabalho vamos ver e saber um pouco mais sobre alguns efeitos associados à corrente elétrica. São eles: Efeito Joule, Efeito fisiológico, efeito químico, Efeito luminoso, Efeito magnético.
TAREFA: No nosso dia a dia, não podemos visualizar diretamente a corrente elétrica, da mesma forma como visualizamos o fluxo de água em uma mangueira, por exemplo. Mas podemos percebê-la de outras maneiras, como pelos efeitos que ela produz (por exemplo: quando ligamos o interruptor de uma lâmpada e ela ascende, quando ligamos a TV, o ventilador etc.). Corrente elétrica, são cargas elétricas em movimento ordenado. As cargas elétricas que constituem a corrente elétrica são os elétrons livres, no caso do sólido, e os íons, no caso dos fluídos. Na passagem de uma corrente por um condutor observam-se alguns efeitos, que veremos a seguir:
EFEITO JOULE: Quando se estabelece uma corrente elétrica através de um condutor sólido, há transformação de energia elétrica em energia térmica (aquecimento). Esse efeito é denominado de efeito Joule e ocorre, por exemplo, nos ferros e chuveiros elétricos. Os elétrons transferem energia para os átomos da rede atômica, quando colidem com estes após serem acelerados pelas forças elétricas. Como consequência dessa colisão e transferência de energia, há um aumento na energia de vibração desses átomos e, consequentemente, um aumento em sua temperatura.
EFEITO FISIOLÓGICO: Quando uma corrente elétrica atravessa um organismo vivo, além dos efeitos térmicos e químicos, ocorrem também efeitos sobre nervos e músculos. Os impulsos nervosos no corpo humano são transmitidos por estímulos elétricos. Dessa forma, a corrente elétrica no nosso organismo provoca contrações musculares e pode causar parada cardíaca. Porém, a tensão necessária para