Conhecimento e autoridade
O estruturalismo de Claude Lévi-Strauss
Lévi-Strauss apresenta a noção de estrutura social, demostrando que não se refere a realidade empírica e sim aos modelos constituídos em conformidade com a estrutura social. Ele faz uma distinção entre relações sociais e estruturas social, afirmando que relações sociais é a matéria prima para a construção dos modelos para estrutura social, mas que em nenhum caso a estrutura poderia ser reduzida ao conjunto das relações sociais. Apresenta a estrutura social como um modelo teórico e de inspiração matemática, a partir de um sistema de elementos onde uma modificação qualquer causa a modificação de todos os outros ; pertencer a uma família com diversas transformações, mas que essas transformações é correspondente a um grupo de modelos.
Lévi-Strauss baseia-se no “racionalismo externo, não importando o homem individual, mas universalismo estrutural que esta subjacente de todas as culturas ”(pag.241).determina que as leis ao universalismo estrutural são estudos das relações simbólicas assim ultrapassam os paradigmas da linguística . A linguística é apresentada como a primeira ciência social, pois constituiu um método para conhecer a natureza dos fatos que analisa. E também descrita como fenômeno social que se desenvolve no coletivo. Dando como exemplo :As regras de casamento (...), um conjunto de operações destinadas a assegurar, entre os indivíduos e os grupos um certo tipo de comunicação”. Comunicação esta que – ele se indaga- podem ou não ser ligadas a estruturas inconscientes similares, observadas em uma mesma sociedade .
Lévi-Strauss compreende ser o homem, ao mesmo tempo, um ser biológico e um individuo social, respondendo a estímulos físico-biológico e psicossociais que despertam reações de mesmo caráter em uma constante e verdadeira integração desses estímulos . A cultura é uma expressão social, mas que são refletidos por atitudes biológicas, os mecanismos utilizados pelas