Os Tipos de Liderança
1) Considerando os três tipos puros de liderança propostos por Weber: o carismático, o tradicional e o racional-legal, qual vocês acham que tem se sobressaído nos órgãos públicos onde trabalham, visitam ou pesquisam? Quais as vantagens e desvantagens. 2) Quanto às bases de poder apresentada por Robbins (2005) apud Bergue (2010, p. 101) quais as que vocês têm presenciado nos órgãos públicos a que se vinculam? Quais as vantagens e desvantagens. 3) Para Bergue (2010) o uso do conhecimento como mecanismo de exercício de poder está associado à capacidade de sua geração (produção). Assim a fonte de poder é percebida pelas pessoas a partir da transferência (difusão) do saber. Nesse sentido, quanto maior for a capacidade de um indivíduo de transferir conhecimento, maior será seu poder. Como vocês tem percebido esta transferência de conhecimento nos órgãos públicos em que atuam (ou visitaram)
O sociólogo Max Weber deixou grande legado para o campo da sociologia, que se extende para entendimento de várias outras áreas do conhecimento, como Administração Pública. Dentre os vários conceitos apresentados pelo sociólogo, um dos que servem para explicação do funcionamento da Organização burocrática moderna (aqui inclui-se tanto as empresas quanto o Estado), é a questão da Autoridade.
Para Max Weber, a Autoridade poderia se manifestar sobre três formas: Para Max Weber a Autoridade ou Dominação se manifesta quando há a influência de alguém sobre outrem de forma legítima. Nesse ponto cabe uma distinção sutil com o conceito de Poder, que, de uma forma bem simplificada e reduzida, seria a capacidade de influência de alguém sobre outrem, mas, sem, propriamente, legitimidade - quem tem autoridade tem poder, mas quem tem poder não necessariamente teria autoridade.
1) A autoridade tradicional
Baseia-se nos costumes e tradições culturais de um determinado grupo ou sociedade, sendo melhor representada pelas figuras de patriarcas, anciãos, clãs