Engenharia
TELNET (Protocolo de Terminal Virtual) é o protocolo Internet para estabelecer a conexão entre computadores. Através dessa conexão remota, pode-se executar programas e comandos em outra máquina, como se o teclado de seu computador estivesse ligado diretamente a ela.
O visual de uma conexão via Telnet é semelhante ao que se tem em BBS's de interface Dos, e a operação do computador remoto se dá da mesma forma, ou seja, através de uma linha de comandos Unix ou a partir de um menu de comandos disponíveis que sempre se apresenta em algum lugar da tela (esta última forma é a mais comum em servidores que permitem acesso público).
O Telnet pode ser usado para a pesquisa de informações e transferência de arquivos - tudo depende do que o computador ao qual você está conectado permitir que você faça. Ele também é muito usado por operadores de sistemas (Sysop's) a fim de fazer algum tipo de manutenção (se você pensa que o Sysop de seu provedor sai de casa toda vez que tem algum problema nos servidores, está muito enganado; muitas vezes ele faz a manutenção de casa mesmo, via Telnet !)
Programas para Telnet
Para fazer uma conexão via Telnet, é necessário um programa específico. O windows 98 já vem com um (procure no diretório c:\windows o programa Telnet.exe - deve estar lá !). Caso seu provedor não lhe forneça um programa para Telnet, você pode conseguir um clicando no endereço abaixo :
CommNet (para Windows 3.x) - Shareware
NetTerm (para Windows 95) - Freeware
NCSA Telnet (para DOS) - Freeware ftp://ftp.ncsa.uiuc.edu/Telnet/DOS/tel2308b.zip [pic]
Conectando-se via Telnet
Os passos que apresentamos aqui são para o programa que acompanha o windows 98, mas servem perfeitamente para outros programas, com algumas variações, que você pode perceber e contornar. Se você tem algum dos programas listados ao lado, leia isto primeiro e depois passe para a página específica desse programa.
Inicie o programa Telnet.exe ou outro utilitário para esse fim. Clique no menu