Atividades portuárias
Os estaleiros de São Roque do Paraguaçu e Enseada do Paraguaçu são geradores de inúmeros empregos e oportunidades para a população carente da região, sempre ávida por melhor inserção social. Este último é voltado para a construção e integração de unidades offshore, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração.
O Porto de Salvador tem como principal característica a exportação de produtos e se destaca na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e também na recepção de cruzeiros marítimos com turistas. É um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva participação no comércio exterior. Tem posição estratégica por se encontrar a meio caminho da Rota do MERCOSUL.
Principais mercadorias movimentadas na Baía de Todos os Santos: Granéis sólidos (Grãos), Granéis líquidos (asfalto), Carga em contêiner (celulose, alimentos, equipamentos petroquímicos, pneus, cacau, químicos), Carga geral (siderúrgicos, granito, celulose).
O Porto de Aratu possui notória importância econômica para o Estado da Bahia e, consequentemente, para o país, dando suporte aos processos de importação e exportação de produtos. Sua estrutura – composta por quatro terminais, equipados para a movimentação de granéis sólidos, produtos líquidos e gasosos – suporta grande variedade de produtos, operando simultaneamente minérios e produtos petroquímicos.
Fica localizada na Baía de Todos os Santos, próxima a entrada do Canal de Cotegipe, em frente à costa leste da Ilha de Maré.
TERMINAIS:
TPG - Terminal de Produtos Gasosos, com berço de 189 metros;
TGL - Terminal de Granéis Líquidos, com dois berços que perfazem 340 metros;
TGS - Terminal de Granéis Sólidos, com três berços, numa extensão de 366 metros. Porto da Ford: A Ford Brasil inaugurou no dia 31 de outubro, com o embarque de 1.750 veículos para o México, o Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira, no município de Candeias, na Bahia. O novo porto possui