Lactose (molécula)
A Lactose pertence à família dos hidratos de carbono. É o açúcar do leite dos mamíferos e, de todos os açucares, é menos solúvel em água. Tendo um sabor moderadamente doce, constitui uma fonte de energia rápida.
É muito conhecida por ser responsável por alergias ou intolerâncias desde a infância à idade adulta. A intolerância resulta de uma insuficiência em lactase, o enzima que participa na digestão da lactose, nos intestinos ao nível dos enterócitos da bordadura em escoava, provocando cólicas, gases, diarreias e náuseas. Na ausência total deste enzima, a lactose não é digerida provocando febre, urticária ou mesmo edema da glote. O leite humano contém cerca de 7,5% e o de vaca 4,5% de lactose. Os queijos de pasta dura (emental, gruyère) não contêm lactose. Também já são produzidos iogurtes e leite sem lactose.
Classificação Química
A sua estrutura é formada por dois monossacáridos é, portanto, um dissacárido composto por uma molécula de galactose e uma molécula de glucose unidos por uma ligação glicosidica. A lactose é hidrolisada no intestino através da acção de um enzima, a lactase.
Lactose - nome IUPAC - 2-(hydroxymethyl)-6-[4,5,6-trihydroxy-2-(hydroxymethyl)oxan-3-yl]oxyoxane-3,4,5-triol ou
- 4-O-beta-D-Galactopyranosyl-beta-D-glucopyranose ou
- β-D-galactopyranosyl-(1→4)-D-glucose.
Propriedades
Formula molecular : C12H22O11
Massa Molar: 342.296
Solubilidade em água: 21.6g/100ml
Bibliografia
1. Mahan, Katheleen; Escott-Stump, Sylvia. Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Elsivier Editora, Lda. 12ª Edição. São Paulo.2010.
2. Médart, Jacques. Guia Práctico da Nutrição. Climepsi, Editores. 1º Edição. Lisboa. 2007.
Fontes Internet:
1. http://www.chemindustry.com/chemicals/456592.html
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lactose