Apostila Libras
Graciele Kerlen Pereira
1
Curso de Extensão a Distância de LIBRAS
1. O QUE É SURDEZ?
Surdez é o nome dado à impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vários fatores que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento. A deficiência auditiva pode variar de um grau leve a profunda, ou seja, a criança pode não ouvir apenas os sons mais fracos ou até mesmo não ouvir som algum.
SURDO – pessoa que não escuta. Embora associado ao termo “mudo”, muitas vezes é usado no senso-comum para designar os surdos que têm a habilidade da fala oral. Não é utilizado para designar pessoas que são surdas somente de um ouvido.
SURDO-MUDO – Há muitos séculos aplicados aos surdos, é um termo controverso, pois está relacionado ao estigma social que o surdo suscita ao não usar a comunicação oral. No entanto, deveria ser utilizado para se referir ás pessoas que têm algum impedimento orgânico no aparelho fonoarticulatório.
MUDO – Segundo Aurélio (2001:475) mudo implica ser privado do uso da palavra por defeito orgânico, ou causa psíquica.
MUDINHO – Pessoa que não fala. No entanto, o conceito do senso comum não envolve neste termo a idéia de uma deficiência na fala, e sim é atributo de quem não se comunica. Não é atributo de quem não se expressa através da oralidade. Mudo então, não é quem não possui oralidade, quem não consegue emitir sons que formam palavras, é quem não se comunica, de alguma forma. Os surdos querem ser chamados apenas de surdos, e não surdos-mudos, como na maioria das vezes são chamados.
O termo Surdo-Mudo é repudiado na comunidade surda porque os surdos entendem que a expressão da LIBRAS é uma forma legítima da “Fala”, ainda que não seja oral, é a forma de comunicação utilizada pelos surdos, é sua língua ,materna.
Essa imagem da antiguidade ainda hoje no imaginário popular. O surdo-mudo. Como se a manifestação de uma condição fosse inseparável da outra. Apesar de hoje em dia