Apostila pratica Libras
Departamento de Letras
UFPE
PROF. CARLOS MOURÃO
LIBRAS
´
INTRODUÇÃO À LIBRAS
INTRODUÇÃO À LIBRAS
PROF. CARLOS MOURÃO
APRESENTAÇÃO
A Língua Brasileira de Sinais é um idioma... é uma língua. Essa é uma afirmação que pode hoje parecer óbvia ou até redundante. Mas aqueles que se aproximarem do fascinante universo das línguas de sinais e do convívio com seus usários, pouco a pouco compreenderão a longa história de lutas e conquistas dessa minoria linguística até o reconhecimento legal que formaliza a Libras como língua natural dos surdos brasileiros.
O crescente interesse mundial pela acessibilidade, deixa-nos agora diante da disciplina de INTRODUÇÃO À LIBRAS. Um estranhamento, uma desacomodação inicial, um adaptar-se dos diversos setores envolvidos nesse projeto é algo comum diante da novidade, mas rapidamente, no acompanhamento do cotidiano da disciplina, assimilaremos o prazer da comunicação em língua de sinais e compreenderemos então que aquilo que nos move nessa área não se restringe a cumprir uma determinação externa, pois na verdade estamos diante de uma ampla reparação socioeducacional de proporções mundiais.
Seja BEM-VINDO(A) e saiba que sua dedicação é o princiapl instrumento para o início de um novo conhecimento em sua vida.
Ilustração: Sandro Pereira
Página 2
INTRODUÇÃO À LIBRAS
PROF. CARLOS MOURÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
PLANO DE ENSINO
1. IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA
CÓDIGO
CRÉDITOS
CARGA
HORÁRIA
ANO/
SEMESTRE
04
60 h/aula
2012/2
LÍNGUA ESTRANGEIRA E
LIBRAS
PROFESSOR RESPONSÁVEL
Carlos Mourão
PRÉ-REQUISITOS EXIGIDOS
TITULAÇÃO
REGIME DE
TRABALHO
DE
Mestre em Letras (2006) /
Prolibras (2009)
CONSTITUI PRÉ-REQUISITO PARA
Libras II
EMENTA
Reflexão sobre os aspectos históricos da inclusão das pessoas surdas na sociedade em geral. Histórico da educação de surdos no Brasil e no mundo. A LIBRAS como língua de comunicação social em contexto de comunicação entre pessoas surdas e