Trabalho ligamentos
ACADÊMICOS: BERNARDO BRUM, JÉSSICA HARTWIG,
L ARISSA SANTOS, LUANA CARVALHO, MILENA KLIX,
SABRINA GUERREIRO, THAIS SCHENKEL
Conceito
Os ligamentos são constituídos por fibras colágenas dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas as outras;
São maleáveis e flexíveis para permitir perfeita liberdade de movimento, porém são Muito fortes, resistentes e inelásticos, (para não ceder facilmente à ação das forças);
Eles estendem-se de um osso ao outro, fixando fortemente as articulações, permitindo entretanto, pequena flexibilidade;
A função dos ligamentos é limitar o movimento no final da Adm e proteger as estruturas articulares; São ricos em mecanorreceptores;
E participam da coordenação do movimento e postura;
Os ligamentos são muito ricos em receptores nervosos sensitivos, que avaliam a velocidade, o movimento e a posição das articulações, bem como eventuais estiramentos e dores.
Tipos de Ligamentos
Os ligamentos variam de acordo com o tipo de articulação.
Ligamentos articulares: este tipo de ligamento une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação, por exemplo, os ligamentos dos ombros e dos joelhos.
Ligamento Suspensores: nesse caso, os ligamentos mantêm no seu local fisiológico de origem determinados órgãos internos, por exemplo, o útero e a bexiga.
Além disso, dependendo da localização, os ligamentos são classificados em:
Ligamentos multissegmentares: formados pelo ligamento longitudinal anterior, ligamento longitudinal posterior e ligamento supra espinhoso.
Ligamentos segmentares: formados pelo ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, ligamento intertransverso, ligamento iliolombar (lombossacro).
Ligamentos do joelho
A articulação do joelho é composta pela “articulação dobradiça”, uma vez que está localizada entre o fêmur e a tíbia, e “articulação plana”, localizada entre o fêmur e a patela. Os ligamentos do joelho possuem a função principal de proporcionar estabilidade a esta articulação, sendo muito