Gastroenterite
Estudo Dirigido de Bioquímica
(1º Bimestre 2008)
GASTROENTERITE VIRAL
Professor Mauro Salek
Alunos:
André Zampieri
Camilla Santos
Eric Sarau
Glauber Peclat
Raissa Alves
Roberta Aranda
Vinícius Amorim
1- Qual a Diferença, que você considera fundamental na composição dos alimentos X e Y?
O alimento X é composto por lactose, que uma vez hidrolisada gera uma molécula de galactose e uma molécula de glicose. A ligação existente entre esse dissacarídeo é formada pela união do carbono um da galactose com o carbono quatro da glicose. Assim, a carbonila aldeídica presente no carbono um da glicose oxida por possuir a capacidade de doar um próton (H+), adquirindo caráter redutor. Já o alimento Y, é composto por sacarose, que é formada por uma molécula de frutose e outra de glicose. Essa ligação ocorre entre o carbono dois da sacarose com o carbono um da glicose, que seria a ponta redutora. Ou seja, a carbonila aldeídica da glicose não estará livre, impedindo que a substância adquira caráter redutor.
2- Explicar a relação existente entre o aparecimento de substâncias redutoras nas fezes do bebê após as refeições com o alimento X.
O aparecimento de substâncias redutoras nas fezes do bebê após as refeições com o alimento X, composto por lactose, é conseqüência da gastroenterite. A gastroenterite é uma inflamação da mucosa intestinal que provoca alterações morfológicas dos enterócitos (células da mucosa intestinal). Assim ocorrerá apagamento ou encurtamento das bordas em escovas onde estão presentes dissacaridases, como a lactase, responsável pela degradação da lactose. Desta forma, a digestão da lactose (substância redutora) estará prejudicada, bem como a sua absorção, assim passando integra pelo cólon e excretada nas fezes.
3- Relacione as principais dissacaridases, explicando de que maneira atuam.