relatorio completo carboidratos
Carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, as quais representam cerca de 75% da composição dos vegetais. As moléculas de Carboidratos são consideradas glicídios e são constituídas por átomos de Carbono, Oxigênio e Hidrogênio.
Os carboidratos são comumente considerados como sinônimos de açúcares.
Os açúcares, também designados por hidratos de carbono, são compostos orgânicos que contêm carbono, hidrogénio e oxigénio, de fórmula geral Cn(H2O)n, onde n representa um número inteiro.
Os açúcares são produzidos pelas vegetais a partir do dióxido de carbono e da água, à custa da energia solar captada pela clorofila. Enquanto que as plantas constroem os açúcares, os animais, pelo contrário, efetuam a sua degradação para obter energia.
Os açúcares mais simples designam-se monossacarídeos. Entre estes se destaca a glicose, a frutose e a galactose.
A glicose encontra-se nas uvas, nas ameixas, no mel e no néctar das flores e é um nutriente muito importante para a vida das plantas e dos animais, além de ser um dos açúcares mais importantes para a Química.
Os monossacarídeos são poliálcoois que contêm um grupo aldeído ou um grupo cetônico. Os mais importantes são os que contêm 6 átomos de carbono. Os monossacarídeos podem existir agrupados, originando moléculas maiores, como a sacarose e a lactose (dissacarídeos) ou ainda em moléculas muito maiores, como a celulose, o amido e o glicogénio. Estes últimos, devido ao seu tamanho são denominados por polissacarídeos.
Os polissacarídeos são polímeros de monossacarídeos e formam-se a partir de uma estrutura fundamental, a glicose, cujas moléculas se unem com libertação de água, como a celulose e o amido
Os oligossacarídeos são associações de 2 a 10 moléculas de monossacarídeos ligados por ligações covalentes, que passam a ser chamadas por ligações glicosídicas. Dentre os oligossacarídeos, os dissacarídeos se apresentam como a classe mais importante e abundante,