relatório natação
Crawl
O nado de Crawl é uma técnica de natação e também uma disciplina olímpica.
No princípio, o crawl utilizava diversas vezes o mesmo braço, o que cansava o nadador e dava pouca velocidade ao nado. Apenas em 1906, na Europa, que o crawl foi aperfeiçoado e passou a ser realizado em braçadas alternadas e com o movimento vertical das pernas.
Saída do bloco de partida
No crawl, o nadador começa a prova de bloco. Para mergulhar, ele deve imaginar que está a cair num buraco bem fundo. Dessa forma, seu corpo cria menos atrito com a água e, consequentemente, consegue ir mais longe com o mergulho. Para realizar o mergulho correto, recomenda-se aos iniciantes observarem bem a posição do corpo na hora da saída. Os joelhos devem ser bem flexionados, os braços esticados à frente, sempre na altura das orelhas. No momento em que ouvir o sinal de partida, o nadador salta e mantém esse posicionamento. Dessa forma, além de executar uma saída correta, o atleta está a proteger sua própria cabeça.
Como praticar o estilo
No estilo crawl, deve ser praticado com os braços sempre esticados quando entram e estão dentro de água deforma a que tenham uma maior propulsão, e as pernas também esticadas mas com os pés inclinados para dentro para diminuir o esforço e aumentar a propulsão, quando os braços vão à frente devem entrar num ponto em que exista uma linha direita entra a cabeça e onde a mão entra na água. Na respiração do crawl deve ser feita de lado no momento em que o braço se levanta deforma a que dois terços da boca fiquem fora de água e o outro 1/3 dentro de água. É feita a respiração e logo que a cabeça esteja virada para baixo a água que ficou dentro da boca é expelida.
Costas
Nado costas é um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportivas de natação. Caracteriza-se pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, batida rápida de pernas e braçadas alternadas.
Saída de costas
A saída do nado de costas é realizada dentro da