rótulos de alimentos
1 – Faça um levantamento da legislação atual, responsável pela normatização e regulamentação da rotulagem de alimentos no Brasil, comentando a importância de cada uma para a promoção da qualidade dos alimentos processados e in natura.
2 - Escolha 3 rótulos de alimentos diferentes. Faça uma análise da adequação de cada um em relação à legislação específica para a rotulagem de alimentos (descrição, especificação dos ingredientes, cálculo nutricional, visualização das informações, aditivos, conteúdo da embalagem, e todas as demais especificações detalhadas na legislação). Comente as conformidades e as não conformidades encontradas para os quesitos exigidos pela legislação. Coloque no texto as fotos dos rótulos selecionados.
A evolução dos rótulos acompanha a evolução histórica da epidemiologia e da ciência de uma maneira geral. Observando os quadros das doenças que atualmente mais levam a óbito como as doenças cardiovasculares e o câncer, além de doenças importantes que é o caso da hipertensão e do diabetes, passa a ser de extrema importância identificar no rótulo itens como gorduras, açúcar, colesterol, etc.
Tipo do alimento, local de fabricação, prazo de validade, conteúdo, lote e informações nutricionais são informações indispensáveis no rótulo pois ajudam a identificar na hora da fiscalização quem é o produtor e o que é o produto.
Todo alimento que vem dentro de uma embalagem, obrigatoriamente, segundo a ANVISA, deve ter um rótulo contendo todas as informações sobre o produto, sua origem, composição, características, para que com essas informações o consumidor possa fazer a escolha mais apropriada e com melhor qualidade nutricional.
Segundo o código de defesa do consumidor, é por