rotulos x etiquetas
Hoje vivemos uma fase em que o principal objetivo das empresas é a preservação da natureza, a sustentabilidade. Claro que o produto embalado tem mais impacto do que sem a embalagem. Mas quem está disposto a consumir menos? A embalagem não é algo ruim, pelo contrário, é ela que propicia uma melhor qualidade, por exemplo, no transporte de alimentos que cada vez mais são comercializados em opções mais saudáveis e em segurança.
O que temos que observar é a qualidade da embalagem e seu retorno para natureza. A melhor alternativa para termos uma embalagem sustentável é pensar no processo como um todo, visualizando desde a concepção até o descarte responsável. Um lado positivo a ser considerado é o fato de que as embalagens preservam o produto até mesmo quando ocorrem acidentes.
O contraponto dessa questão são os produtos que não necessariamente precisam de embalagem cartonada. Os rótulos nesse contexto ocupam lugar de destaque pois eles podem eliminar e substituir com vantagens as embalagens cartonadas, conforme Marcos Natividade, diretor da Delta Etiquetas e Rótulos.
Necessitamos iniciar uma campanha que esclareça aos consumidores que a embalagem é um grande bem, e não um “mal necessário”. A embalagem nos sustenta e ainda poderá ser sustentável! As empresas devem mostrar seriedade na escolha de sua embalagem de forma que possa se comunicar com o cliente. “Num país onde 80 % dos produtos não tem verba para marketing, o rótulo não pode ser visto com custo, pois ele é o único meio de diferenciação do produto no ponto de venda onde ocorre a maior parte da decisão de compra” destaca Marcos. Muitas vezes, a diferença entre o fracasso ou sucesso de uma empresa depende do design do rótulo de seus produtos.
Outra questão importante a se considerar é a opção por rótulos auto-adesivos ou rótulos de papel que são colados manualmente ou de forma semi-automática. Segundo o Marcos, indiscutivelmente as empresas