Segurança com transportes de produtos perigosos
Gláucio Walderlan Katia Arruda Lucas Brendell Paula Guedes Simone Batista
Alguns produtos químicos são perigosos e requerem cuidados especiais quer durante a armazenagem e manipulação, quer na eliminação dos resíduos. . Para garantir a segurança de pessoas, equipamento, instalações e meio ambiente, tornase necessário o conhecimento dos potenciais perigos, bem como o modo de minimizar os riscos de acidente.
O que é um produto perigoso?
É aquele que representa risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente. Do mesmo modo, é considerada como tal, aquela substância encontrada na natureza ou produzida por qualquer processo, que coloque em risco a segurança e bem-estar da sociedade, de maneira geral, conforme classificação da ONU, publicadas por meio da Resolução 420/2004 da ANTT.
Dentro dos controles de segurança, os rótulos são de primordial importância, pois deve ser um dos meios utilizados pelo fornecedor, para transferir ao público –alvo (empregadores e trabalhadores, consumidores, profissionais de serviço de atendimento à emergência e de transporte) as informações essenciais incluindo transporte, manuseio, armazenagem e ações de emergência sobre os seus perigos.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e GHS – Sistema Globalmente Harmonizado
Elaboraram a Norma NBR 10004 que visa estabelecer critérios para a inclusão de informações de segurança no rótulo tanto de produtos perigosos quanto de resíduos perigosos, devendo ser observado os demais requisitos legais aplicáveis à rotulagem de cada tipo de produto.
Órgão Governamental de controle e fiscalização de Produtos Químicos
Informações de segurança para a rotulagem de produto perigoso.
Identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor.
Informações de segurança para a rotulagem de produto perigoso.
Composição Química
Informações de segurança para a rotulagem de produto perigoso.
Pictogramas