interpratação de rotulos de alimentos
615 palavras
3 páginas
Aluna: Fernanda RaulinoInterpretação De Rótulos De Alimentos
No Ensino De Química
O objetivo da proposta do artigo é levar uma contextualização do ensino de química para fugir do ensino tradicional, que se baseia na memorização de conceitos, formulas, que acabam por não despertar o interesse dos alunos pela química, por consequência desse tipo de aula é a não formação de alunos críticos que não conseguem relacionar a química com a o seu cotidiano.
O tema que foi utilizado para a contextualização foi os alimentos, que pode ser abordada de diversas formas dentro de sala em uma aula de química, uma delas que é a escolhida pelos autores é a interpretação de rótulos de alimentos.
A rotulagem de alimentos é uma proposta da ANVISA que tem como objetivo promover alimentações saudáveis, mas para isso é necessário que os cidadãos tenham conhecimento para interpretar as informações contidas nos rótulos para servir como ajuda na decisão na escolha de um alimento para suprir as suas necessidades diárias.
Esta proposta foi aplicada em uma turma do 2º do Ensino Médio do Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). A turma era formada por 23 estudantes, com idade média de 16 anos. As atividades foram aplicadas no terceiro bimestre, após ser apresentado o tópico de funções de Química Orgânica, para que houvesse uma relação das funções estudadas com os alimentos através da análise de rótulos.
As atividades foram divididas em duas etapas, sendo que a primeira etapa foi uma aula expositiva de duração de 100 minutos onde foram relacionados os compostos orgânicos com os principais nutrientes presentes nos alimentos (glicídios, proteínas e lipídios) e seu papel no organismo. E foi mostrado aos alunos como é construído um rótulo de acordo com a ANVISA. Ao final da aula, a sala foi dividida em grupos de quatro alunos para que pesquisassem em supermercados ou em casa rótulos de: alimentos ricos em proteínas, carboidratos (glicídios) e lipídios; leite