kkkk
O sistema de Educação Corporativa ( Secs ) tem desempenhado um papel estratégico na construção da competitividade empresarial por meio do desenvolvimento das competências humanas de forma atrelada as competências empresariais.
Linha do Tempo da Educação Corporativa
Enquanto conhecimento sistematizado,sem sombra de duvida,o marco do surgimento do tem Educação Corporativa ( EC ),no Brasil foi o lançamento do livro Jeanne Meister,pela Makron Books, em 1999 ( MEISTER,1999 ). No entanto também foi lançado o livro brasileiro intitulado as empresas do século XXI, uma coletânea de artigos de autores nacionais e estrangeiros sobre o tema, coordenada por mim e prefaciada pelo então Ministro da Educação Paulo Renato Souza.
Do ponto de vista acadêmico, um fato marcante foi, em 2001, ter ocorrido a primeira defesa de três de doutorados ( “ As universidades Corporativas no Contexto do ensino Superior. ) no departamento de Administrativo da faculdade de Economia,Administração e Contabilidade da universidade de São Paulo ( FEA USP),de Cristiane Alperstedt, orientada pelo prof: Dr Guilherme Aru Plonski.
Atento a esse fato, o Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior ( MDIC ) coordenou, no final de 2003, a primeira Oficina de Educação Corporativa, cujo objetivo principal era inicia uma reflexão importante e urgente: A EC contribui efetivamente para o desenvolvimento do país?
Tendo em vista o notável crescimento das atividades de EC no Brasil e o consequente surgimento de necessidades especifica nesse âmbito, a evolução natural deste movimento foi o associativismo, nascendo assim a Associação Brasileira de Educação Corporativa ( ABEC ), em maio do 2004, atualmente denominada AEC Brasil.
No que diz respeito a cursos e programas, a disciplina EC também passou a integrar os conteúdos dos principais Programas de MBA e Programa de Pós Graduação em Administração ( Mestrado e Doutorado ) sem contar a existências