Artes visuais
Neste trabalho falei de Tarsila do Amaral, uma das mais importantes pintoras brasileiras, das artes plásticas visuais do mundo. Suas obras foram de grande importância, pois ganharam fortes características primitivas e nativistas que passaram a se associar ao movimento pau-brasil, passou também a desenvolver uma pintura mais ligada a temas sociais.
Artes visuais e Tarsila do Amaral
As artes visuais são formas de manifestar a beleza, a estética, a imaginação e a criatividade, por meio de diversas ferramentas, materiais e texturas, sendo expressas através das pinturas, esculturas, teatros, danças, colagens, gravuras, fotografias, entre outras mais.
As artes visuais é um forte aliado na formação educacional de crianças e adolescentes, tendo em vista que está é uma maneira destes desenvolverem sua criatividade e imaginação, além de adquirirem novas habilidades e perspectivas de olharem o mundo. O incentivo é sempre a melhor forma de aprendizado.
Sabendo disso podemos citar Tarsila do Amaral, uma paulista nascida na cidade de Capivari, em 1 de setembro de 1886. Desde jovem, ela já se interessava pelas artes plásticas e aos 16 anos, pintou o seu primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus. Aos 20 anos casou-se pela primeira vez e após o término de seu casamento começou a estudar escultura e apenas aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura.
Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes, tais como: Abaporu (1928) e Operários (1933).