Kkkk
1 INTRODUÇÃO
Os antibióticos são substâncias químicas especificas produzida por organismos vivos.
A definição do termo antibiótico também tem história. O termo inicial proposto por Vuillemin em 1889 era "antibiose" e que definia o antagonismo dos seres vivos em geral. O nome antibiótico foi primeiramente usado por Waksman em 1942, meio século após Vuillemin. O primeiro antibiótico, a penicilina foi descoberta por Alexander Fleming em 1928.
A grande importância dos antibióticos são suas aplicações no tratamento das doenças infecciosas. O uso intempestivo ou sem critérios dos antibióticos pode dificultar o diagnóstico de algumas doenças, retardar o tratamento correto e favorecer o surgimento de bactérias resistentes.
Este trabalho tem como objetivo discutir o mal uso de antibióticos e apresentar os principais fatores que desencadeiam a resistência das bactérias a este grupo de medicamento e qual a forma segura de utilizá- lo.
Para elaboração deste estudo foram feitas pesquisas em livros e sites científicos e acadêmicos.
2 CONCEITOS
2.1 Antibiótico
Os antibióticos são fármacos utilizados para tratar infecções bacterianas, matando ou inibindo o crescimento dos microrganismos. São capazes de inibir em baixas doses, processos vitais das bactérias. (KESTER et al, 2008)
2.2 Espectros de ação
Adicionalmente, cada antibiótico está associado a um espectro particular de atividade. Esse espectro de atividade descreve o número de diferentes espécies de microrganismos que são sensíveis a esse fármaco. Os antibióticos de amplo espectro são aqueles ativos contra muita espécie de bactérias enquanto os de baixo espectro são ativos em poucas espécies de bactérias. (KESTER et al, 2008)
2.3 Infecção
Crescimento de microrganismo que causam danos no hospedeiro. Esse microrganismo é conhecido como patógeno e podem ser bactérias ou fungos. (KESTER et al, 2008)
2.4 Toxicidade seletiva
O antibiótico ideal interfere em uma função vital