kkkk
Cíngulo dos Membros superiores
Introdução
Definição e Pontos Importantes
O cíngulo do membro superior é composto pela clavícula e escápula (antes chamada de omoplata). Ele é importante, pois é a conexão do esqueleto axial com o apendicular superior. Já os membros superiores são compostos pelo úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, ossos do metacarpo e pelas falanges.
Ainda tem outra classificação, através de segmentos. Assim, o primeiro segmento seria a cintura escapular, o segundo o braço, o terceiro o antebraço, e o quarto e último, a mão.
Uma importante diferença do esqueleto axial e do apendicular, é que os ossos do esqueleto axial são predominantemente planos e irregulares, e isso auxilia para a sua função de estabilidade e proteção. Já os ossos do esqueleto apendicular são predominantemente longos, e isso é coerente com sua principal função de movimentos de grandes amplitudes.
Para exemplificar os movimentos do membro superior, citemos: o braço pode se movimentar fazendo os seguintes movimentos: flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial (rotação interna), rotação lateral (rotação externa) e circundução, tudo isso por causa da articulação do ombro (glenoumeral).
Cíngulo dos Membros Superiores
Clavícula
• Osso longo e par, que apresenta um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises). Tem formato de "S" e forma a porção ventral da cintura escapular. A clavícula é o osso que liga propriamente o esqueleto axial ao apendicular, já que ela se articula com o esterno e com o acrômio; daí que ela tem duas faces: face articular esternal e face articular acromial, tem a presença do sulco do músculo subclávio, a parte medial da clavícula é côncava, e a lateral é convexa, superfície superior é mais lisa do que a inferior, o tubérculo conoide e linha trapezoidea: inserção do importante ligamento coracoclavicular, esse é um osso muito