kkkk
ISSN 1984-9354
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS DE
REDES SUBTERRÂNEAS DE INFRAESTRUTURA: REALIDADE
BRASILEIRA
a.
Emmanuela Lopes de Oliveira
(Universidade Federal Fluminense)
b.
Lana Teixeira de Oliveira
(Universidade Federal Fluminense)
c.
Mara Telles Salles
(Universidade Federal Fluminense)
d.
Sérgio Leusin de Amorin
(Universidade Federal Fluminense)
Resumo
O artigo trata da questão da sustentabilidade em obras de redes subterrâneas de infra-estrutura no Brasil. Discute o avanço da sustentabilidade na construção civil, suas causas e seus principais aspectos e até chegar a atual realidade brasiileira. Trata também da questão das certificações existentes e a forma como são empregadas em projetos de infra-estrutura. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de caráter descritivo e subjetivo realizada através de revisão bibliográfica. O intuito é descrever esse setor da construçao civil, em relação aos impactos causados ao meio ambiente, com o objetivo de criar diretrizes para o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chaves: sustentabilidade, redes, infra-estrutura
VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
8 e 9 de junho de 2012
1 Introdução
O meio urbano passa por transformações influenciadas pela mudança das atividades, pelo crescimento da população, ou pelo surgimento de novas tecnologias. Essas mudanças atingem as cidades como um todo, ou seja, impactam diretamente nas cidades em tudo que vemos e em seu subterrâneo, onde é despercebido pela maioria das pessoas. Muitas vezes impactam negativamente através do crescimento desordenado e sem planejamento que acabam gerando impactos ambientais e alterando a paisagem urbana e sua qualidade de vida (OLIVEIRA;
SALLES, 2011).
Ao se falar em impactos ambientais inevitavelmente surge a questão da sustentabilidade, conceito que está aos poucos deixando de ser um modismo para que possa se tornar no futuro parte da cultura, educação e hábito de um povo.