Relatório Final - CRAs
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS tem como fundamentação na Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, lei de nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 que regulamenta os artigos 203 e 204 da Constituição Federal de 88 e dispõe sobre organização da Assistência Social. O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de Assistência Social, responsável pela organização de oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e Distrito Federal–DF, daí a importância dessa entidade no contexto social.
O CRAS oferece atendimento direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade social, com a missão de promover ações que atendam as necessidades humanas e sociais, potencializando a qualidade de vida da família no qual atende famílias em áreas de vulnerabilidade em decorrência da pobreza e situação de risco social, que são orientadas quanto aos seus direitos e deveres, visando o fortalecimento do convívio sócio familiar.
A execução do projeto “Qualidade de Vida na Terceira Idade” foi desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS situado na quadra 605 norte, Av. LO 13, Lote 03, visando propor uma analise sobre as ações desenvolvidas pelo CRAS em prol da pessoa idosa, no intuito de se constatar se essa entidade colabora ou não para a melhoria da qualidade de vida dos idosos que participam das reuniões do Centro de Referência de Assistencia Social – CRAS, atrás de palestras com informações sobre alimentação saudável, cuidados com saúde, esporte e lazer, consequentemente melhor qualidade de vida na terceira idade. A equipe envolvida no projeto foi composta por Assistente Social, palestrante da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e Auxiliar de Serviços Gerais do CRAS. Os parceiros na execução do projeto foram o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Defesa