Kaoru ishikawa e suas contribuições para a gestão da qualidade
A Gestão da Qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização com o intuito de possibilitar a melhoria dos produtos ou serviços oferecidos visando garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
Quando se fala em Gestão da Qualidade, não há quem não conheça o Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama de Causa-e-Efeito ou Diagrama de Ishikawa, esta última devido ao nome de seu criador, Kaoru Ishikawa. Porém muita gente não sabe que a Qualidade como conhecemos hoje deve muito mais a esse homem do que essa ferramenta. Ishikawa respirou e transpirou Qualidade por praticamente toda a sua vida, influenciando profunda e permanentemente diversos conceitos da Gestão da Qualidade.
Quem foi Kaoru Ishikawa?
Nascido na cidade de Tokyo, o mais velho dos oito filhos de Ichiro Ishikawa, Kaoru Ishikawa foi educado em uma família com extensa tradição industrial, graduou-se em Química na Universidade de Tokyo em 1939. Logo após se formar até 1941 trabalhou no exército como técnico naval, então foi trabalhar na “Nissan Liquid Fuel Company” até o ano de 1947. Exerceu também o ensino na área de Engenharia na mesma Universidade em que se formou. Em 1949, Ishikawa entrou para a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), um grupo de pesquisa de controle de qualidade.
Em conjunto com a JUSE em 1962, Ishikawa introduziu o conceito de Círculos de Qualidade. Em 1982 criou sua célebre ferramenta, o Diagrama de Causa-e-Efeito, que acabaria por levar seu nome. A melhor contribuição do Diagrama de Ishikawa é que ele é uma ferramenta poderosa facilmente utilizável por não-especialistas para analisar e resolver problemas. Os diagramas de Ishikawa são úteis como ferramentas sistemáticas para encontrar, classificar e documentar as causas da variação da qualidade na produção e organizar a