Antropologia Unidade 3
A Escola Antropológica Estruturalista
Autor: Prof. Dr. Marcelo Flório
3A.1 INTRODUÇÃO
A unidade 3 tem como objetivo discutir, num primeiro momento, a proposta antropológica do estruturalismo elaborada pelo antropólogo francês Claude Lévi-Strauss. Sua proposta antropológica delineou quatro condições para que o pensamento estruturalista fosse efetivado como modelo analítico: o método como caráter sistêmico; o estruturalismo e o grupo de modelos; o estruturalismo enquanto modelo aberto a novas análises e o estruturalismo como modelo explicativo dos fatos observados.
Num segundo momento, a unidade aborda as relações entre estruturalismo, linguística e psicanálise, como também prioriza a explicação da metodologia estruturalista, que é centrada no fato de extrapolar a experiência da percepção espontânea e da experiência da primeira impressão. Desse modo, é importante compreender que, para o estruturalismo, os homens fazem parte de um sistema e de uma estrutura que ignoram. Então, não é possível confundir estrutura social e relações sociais. Nessa perspectiva, o conceito de estrutura serve para explicar as relações vividas na sociedade e que estão latentes.

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
Na unidade, serão discutidos os seguintes eixos temáticos:
» Claude Lévi-Strauss e a Antropologia Estruturalista
» A Metodologia do Estruturalismo
Ao final da unidade, espera-se que você seja capaz de:
» Entender a proposta da teoria antropológica de Claude Lévi-Strauss;
» Apreender as relações entre a proposta estruturalista lévi-straussiana, linguística e psicanálise freudiana;
» Compreender a metodologia do estruturalismo de Claude Lévi-Strauss.
3.2 CLAUDE LÉVI-STRAUSS E A ANTROPOLOGIA ESTRUTURALISTA
Claude Lévi-Strauss nasceu no seio de uma família judaica, em 1908, na Bélgica. Migrou, quando jovem, em direção à França, onde estabeleceu moradia e construiu sua carreira como antropólogo e como professor do Collège de France. Permaneceu na França até