saneamento basico
2.a- Tem toda relação.Saneamento e saúde andam juntos.Se existe saneamento,lógico q/ as pessoas vão ter menos contato c/ as bacterias e os germes q/ agridem a saúde humana.Sem saneamento,ficamos expostos a residuos de coliformes fecais,urinas e fezes de ratos,entre outros agentes q/ prejudicam diretamente a nossa saude.
b. Para entender melhor como as ações de saneamento podem interferir na prevenção de doenças infecciosas, torna-se necessário o detalhamento de aspectos relacionados à ecologia destas. CORTÊS (1993), revendo o conceito de cadeia epidemiológica e de seus componentes, caracterizou os mecanismos de propagação das doenças. A identificação destes mecanismos que se relacionam com o processo de propagação da doença, torna possível a adoção de medidas sanitárias, capazes de prevenir e impedir a sua disseminação
c. A Engenharia sanitária é o ramo da engenharia que trata da exploração e do uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral, tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários , de limpeza urbana, aí incluídos os sistemas de tratamento.
O engenheiro sanitarista deve ter ampla formação nas áreas ambiental, de Hidráulica, de Hidrologia e de recursos hídricos, pois planeja e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotos Sanitários e de Bacias Hidrógráficas. Ele também elabora projetos de redes de água e de esgotos, irrigação edrenagem, além de projetar canais de escoamento. Este profissional também pode gerenciar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA) e de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), que tratam águas poluídas ou contaminadas.
A