Jogos como metodologia para o ensino da matematica
CURSO DE MATEMÁTICA
TATIANA DE SOUZA ARRUDA
JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO
LAGES
2013
Tatiana de Souza Arruda Goedert
JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO
Pré Projeto de Pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica do Curso de Matemática do Centro Universitário catarinense Unifacvest
Orientador(a): Profª MsC. Sônia Alves
Lages
2013
1 - Justificativa
A aprendizagem por meio de jogos permite que o estudante adquira conhecimentos matemáticos através de um processo alternativo aos padrões tradicionais, incorporando características lúdicas, que potencializam a discussão de idéias.
A aprendizagem matemática ocorre de modo significativo quando o aluno se depara com situações que exijam investigação, reflexão e empenho, levando- o a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos. Os progressos em relação ao conhecimento desses conceitos verificam- se quando os alunos conseguem analisar criticamente e entender o sentido do que aprenderam, num processo em que podem expor e discutir idéias com outras pessoas, negociar significados, organizar conhecimentos e fazer registros.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (MEC,1997) apontam como aspecto mais relevante no trabalho com jogos o fato de que provocam desafios genuínos nos alunos, gerando interesse e prazer e, por isso mesmo, devem fazer parte da cultura escolar.
Isso faz parte de uma concepção de educação que acredita que as crianças não aprendem pela mera repetição de técnicas e modelos, mas a partir de desafios com os quais se deparam e da organização de meios para superá-los, ou