METODOLOGIAS E PRÁTICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS POR MEIO DE JOGOS
Diule Ferreira da Silva
Universidade do Estado do Pará
RESUMO:
Este artigo visa abordar sobre as metodologias e práticas pedagógicas em meio às novas demandas do século XXI. A construção do mesmo faz parte das diagnoses realizadas na escola municipal “Walter Leite”, durante a execução da disciplina: Estágio em ambientes não escolares. Durante as diagnoses realizadas pode se observar o comportamento dos alunos durante as aulas de matemática, e logo, foi percebida a evasão de atenção aos conteúdos estudados. Esse declínio da falta de atenção pode estar associado às práticas pedagógicas de ensino do docente responsável pela turma. Portanto a construção do artigo teve como objetivo despertar os professores de suas práticas pedagógicas e metodológicas, para uma prática mais lúdica, afim de promover uma aprendizagem satisfatória por meio dos jogos, pois os mesmos dinamiza a aula, contribui na construção do conhecimento e proporciona um ambiente agradável de aprendizagem.
Palavras-Chaves: Educação, Ensino da matemática, Jogos.
Introdução:
Partindo-se do pressuposto que vê no cotidiano o ponto de partida para se ensinar os conteúdos historicamente acumulados, os jogos apresentam-se como recursos indispensáveis ao educador que deseja ensinar a Matemática de maneira lúdica e a explorando em todas as suas vertentes, podendo usar situações do dia-a-dia dos docentes como base para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários à disciplina Matemática.
Por meio desta proposta da ludicidade para o ensino, torna-e necessário que o professor tenha compromisso e dedicação ao que faz, e que encontre o melhor caminho para se alcançar os objetivos, que é levar uma melhor perspectiva educacional ao aluno. Logo se compreende que não existe "o método" certo de ensinar, devemos é conhecer várias perspectivas e praticá-las, desenvolver e discutir com a comunidade, fazer avaliação