OS PROCESSOS FONOL GICOS
BRUNA VANESSA MENON
PROCESSOS FONOLÓGICOS: O QUE SÃO, TIPOS, PROCESSO DIACRONICO E SINCRONICO
IRATI
2014
BRUNA VANESSA MENON
PROCESSOS FONOLÓGICOS: O QUE SÃO, TIPOS, PROCESSO DIACRÔNICOS E SINCRÔNICOS
Trabalho apresentado à disciplina de Fonética e Fonologia, junto ao curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, para obtenção de nota referente ao 2º semestre.
Professora: Drª Loremi Loregian-Penkal
IRATI
2014
Introdução
Neste trabalho, será apresentado alguns conceitos dos processos fonológicos e quais são os mais comuns no dia a dia dos falantes da língua portuguesa como língua materna. Também é descrito alguns tipos de processos fonológicos e as mudanças que estes implicam na língua falada. Assim como é apresentado também os processos diacrônicos e sincrônicos.
Processos Fonológicos
São trocas de sons mais difíceis (que na verdade são adquiridos mais tardiamente) pelos mais fáceis. No entanto, esses “erros” na fala da criança vão desaparecendo gradativamente.
A língua evolui normalmente através de processos fonológicos, sendo estes especialmente importantes aquando do estudo das Histórias das Línguas. Contudo, as línguas também sofrem certas evoluções naturais no dia-a-dia, evoluções essas que distinguem a oralidade da escrita sem, contudo, terem real impacto na "gramática" dessa mesma língua. Esta evolução diária nem sempre é duradoura, e normalmente os processos que ocorrem vão variando ao longo do tempo. Assim, para um estudo apurado destes processos aconselho um saltinho à temática da História da Língua, porque aqui vamos apenas mencionar os mais comuns da atualidade portuguesa.
O conceito de processos fonológicos foi primeiramente concebido por Stampe (1973), e esta é sua definição de processo fonológico:
...um processo fonológico é uma operação mental que se aplica à fala para substituir, no lugar de uma classe de sons ou de uma