Direito a educa o para o consumo
O presente Projeto de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) consiste em complementar a aprendizagem acadêmica a fim de se constituir num treinamento prático e crítico, a partir do que foi visto teoricamente durante o Curso. Para estudantes de Economia Doméstica, este é um momento de grande importância, uma vez que possibilita um aperfeiçoamento em ambiente real de trabalho e de relações humanas.
O objetivo do estágio consistiu em realizar uma prática de pesquisa que permita analisar e interpretar a realidade, em base aos conceitos e teorias vistos durante o curso de Economia Doméstica sobre a Educação do Consumidor. Através deste trabalho pretende-se concluir se a falta de educação para os consumidores pode interferir de forma negativa nas finanças das famílias e individuos causados pelo consumo exagerado, a falta de planejamento do orçamento, a falta de conhecimento dos direitos do consumidor. E assim propor ações e atividades para conscientizar e informar os consumidores sobre seus direitos e responsabilidades, estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor melhorando, assim, sua qualidade de vida e a de suas famílias.
JUSTIFICATIVA
Muitos prejuízos causados nos dias de hoje tem relação com a falta de Educação para o consumidor, referente á falta de informação sobre os direitos e deveres do consumidor e com a presença da indústria e a evolução de produtos vem sendo cada vez mais rápida, fazendo com que se produza cada vez mais; assim aumenta o consumo e consequentemente o endividamento. então com o simples fato de pensarmos para consumir gastaremos menos dinheiro e tempo.
A educação preventiva para o consumo trás uma série de benefícios para muita gente; um consumidor consciente e educado sabe distinguir entre o certo e o errado e melhora sua qualidade de vida. A educação para o consumo contribui para a conhecimento dos direitos e responsabilidades como cidadãos, consumidores cidadãos e consumidores informados e reflexivos,