Dificuldades no ensino e didática da matématica nas séries iniciais
Elismar Dias Batista
RESUMO
Este trabalho busca demonstrar a realidade vivenciada por alunos e professores na prática do ensino da matemática, bem como os principais entraves verificados atualmente na didática dessa ciência, em especial nas séries iniciais, fase em que se verifica o maior déficit da qualidade do ensino prestado.
Teses de grandes didáticos e idéias inovadoras são propostas com o intuito de encontrar soluções para os problemas apresentados.
Palavras - chave: Matemática, Didática
INTRODUÇÂO
O aprendizado da matemática tem sido um dos grandes focos de discussão, principalmente no Brasil em que várias pesquisas demonstram que os estudantes brasileiros encontram bastantes dificuldades para o entendimento dessa disciplina. Porém, há de se verificar se tais dificuldades provem de professores inflexíveis que não quebram um protocolo arcaico de metodologia educacional ou daqueles mal formados que nem mesmo eles conseguem entender o que transmitem aos seus discentes, ou ainda, da própria dificuldade ou distúrbio do educando, conforme descreve Parra & Saiz (2008).
É comum ouvirmos relatos de que a matemática é difícil e até impossível de se aprender, todavia, isso depende muito de como ela está sendo ensinada, uma vez que inúmeras são as circunstâncias que envolvem a compreensão por parte do estudante.
1. CARACTERISTICAS DOS METODOS UTILIZADOS ATUALMENTE
O mundo globalizado necessita de pessoas pensantes, capazes de executar atividades que exijam raciocínio matemático, contudo, os métodos que tem sido utilizados pouco contribuem para formação desse tipo de pessoas e chegam a ser uma das maiores causas da precariedade do ensino dessa ciência, tendo em vista que o que se ensina são regras, formulas e práticas de memorização que mecaniza o aprendizado e o resume a simples aplicação das formulas em exercícios que são rapidamente esquecidos. Sobre o assunto nos