O ensino de quadriláteros proposto em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental
Márcia Santos Melo Almeida1
Marilena Bittar2
Neste trabalho apresentamos um recorte de uma pesquisa de mestrado que está em andamento e busca investigar a abordagem de quadriláteros proposta em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, analisaremos uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental mais solicitada de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nesse sentido utilizaremos como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático (TAD), a qual nos permitirá analisar as organizações, matemática e didática, apresentadas por essa coleção, no intuito de caracterizar o tipo de abordagem proposta pelo autor da mesma.
Palavras-chave: Ensino de quadriláteros. Teoria Antropológica do Didático. Livro didático.
introdução
A Geometria desempenha um papel fundamental para a formação do educando, uma vez que propicia a este, oportunidade de construir um modelo de pensamento geométrico próprio para “compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive” (BRASIL, 1998, p.39). Nessa perspectiva, Nasser e Tinoco (2004, p.7) interpretam os estudos de Geometria “como um edifício geométrico, cujos alicerces devem ser solidamente construídos desde os primeiros anos de escolaridade”. Grando, Nacarato e Gonçalves (2008) afirmam ainda que, embora existam muitas pesquisas e discussões teóricas sobre a importância do ensino da Geometria, os conteúdos associados à mesma ainda são deficientes ou mesmo ausentes na maioria das salas de aula.
Isso talvez se justifique pela deficiência dos livros didáticos e o tempo destinado a esse estudo em algumas escolas, que quando trabalhado não é visto em sua totalidade, ficando relegado a um plano secundário, como afirma Pavanello citado por Nascimento (SBEM,