A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MARA REGINA SANTOS ALVES
Resumo: Educação Matemática nos anos iniciais: uma questão de formação profissional, tem como objetivo estudar e analisar pesquisas e bibliografias relacionadas a formação dos professores das séries iniciais, com o intuito de verificar se há má formação acadêmica destes profissionais, havendo esta deficiência, sugerir meios para solução do processo de ensino aprendizagem destes profissionais,assim como os próprios profissionais reverem sua formação acadêmica, refletindo sobre sua posição sobre o ensino realizado em seu ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Educação Matemática.Séries Iniciais.Profissional.
Introdução
A Educação Matemática é considerada uma área em crescimento freqüente e que existem poucos profissionais e pesquisadores que “... se dedicam à realização de pesquisas do tipo estado da arte...” (MELO e FIORENTINI, 2006, p. 5). Ao mesmo tempo, defendem e asseguram que se torna cada dia mais, “indispensável buscar uma estruturação dessa produção, de modo que se tenha uma visão dos campos de conhecimento que vêm sendo privilegiados, os quadros teóricos dessa produção, ideários subjacentes a esses trabalhos, evidenciar ou explicitar nos resultados de pesquisas incoerências e incompatibilidades, identificar lacunas afim de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de evolução do conhecimento na área da Educação Matemática” (MACHADO et. al., 2006, p. 5).
De acordo com as idéias de Machado et. al. (2006) há uma necessidade de contribuição com a produção já existente, contudo sobre a formação do profissional que trabalha com as séries iniciais.
Sabe-se que as instituições que formam estes profissionais, trazem em sua grade curricular, disciplinas referentes ao ensino da matemática, mas que a mesma aparece apenas como uma revisão de conteúdos.
Com tal finalidade, foram selecionados trabalhos e publicações nos