Cuidados de enfermagem ICC
CARDÍACA: O coração é auscultado para detectar presença de B3 e B4. A existência desses sinais pode significar o início da falência da bomba e a elevação do volume sanguíneo. A freqüência e o ritmo também devem ser registrados. Freqüências elevadas indicam que o ventrículo teve menos tempo para o enchimento e que há alguma estagnação de sangue nos átrios e na circulação pulmonar.
SENSÓRIO/NÍVEL DE CONSCIÊNCIA: À medida que o volume de sangue e líquido intravascular aumenta, o sangue circulante torna-se diluído e sua capacidade de transportar oxigênio é comprometida. O cérebro não tolera bem a oxigenação insuficiente e o paciente torna-se confuso.
PERIFERIA: As partes inferiores do corpo devem ser examinadas para a verificação de edema. Se o paciente estiver sentado na posição ereta, os pés e os segmentos inferiores das pernas devem ser examinados; se estiver deitado no leito, o sacro e dorso são observados para sinais de edema. O fígado deve ser examinado para avaliação do refluxo hepatojugular (RHJ).
DISTENÇÃO DAS VEIAS JUGULARES: A DVJ é também examinada. Isto é realizado elevando-se o paciente a 45°.
DÉBITO URINÁRIO: O paciente pode se tornar oligúrico (diminuição em torno de 100/400 ml/24h) ou anúrico (diminuição menor que 100 ml/24h). É importante determinar freqüentemente o débito urinário, a fim de se obter parâmetros inicial para ser comparado no teste de eficácia do tratamento diurético. Os registros de ingestão e excreção devem ser feitos rigorosamente, e o paciente precisa