resenha questão agrária
DISCIPLINA: QUESTÃO URBANA E RURAL E SERVIÇO SOCIAL
RESENHA DO LIVRO O QUE É QUESTÃO AGRÁRIA
JOSÉ GRAZIANO DA SILVA
2° Ed. São Paulo, Editora Brasiliense,1980
Cabo Frio, 17 de Abril de 2013.
Questão Agrária.
INTRODUÇÃO
Há várias décadas vem se intensificando o debate em relação à questão agrária no Brasil, na dec. de 30 teve a crise do café, e a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, já no início dos anos 60 discutia-se em torno de que rumos iriam tomar a industrialização Brasileira. Devido ao atraso da agricultura do país, seria uma barreira para o desenvolvimento econômico. Em 1961 a 1967 a economia passa por uma crise, A partir de 67 o país começa a ter uma aceleração na economia chamada de “milagre Brasileiro”. Assim se beneficiam os produtos de exportação como a soja e o café. Neste período por causa da repressão política pouco se falou na questão agrária, pois muitos achavam que esta questão estava resolvida. Mas essa fase passou e se deram conta que apenas a minoria privilegiada tinha sido beneficiada com o tal “milagre” e os trabalhadores rurais é que tinham sido afetados.
No triênio 1975/77 começa outra crise. Mas no ano de 1978 começa a se falar sobre uma abertura política no país, e a questão agrária volta a ser debatida diante das crises do sistema econômico capitalista. Escolhe-se então a “meta prioritária” do governo para se discutir sobre o conteúdo político e social, nem a super safra conseguiu superar a crise.
Esta questão agrária nunca foi resolvida, ela ficou esquecida por um tempo, mas os trabalhadores rurais não haviam esquecido, pois, já fazia parte de suas vidas. Isso serviu para “ilustrar um ponto fundamental: não se pode confundir a questão agrária com questão agrícola”. (p. 10)
À medida que avança a industrialização seria necessário no setor agrícola, aumentar a produção para fornecer a industria matéria prima e a cidade alimentos, mão-de-obra para a