resenha do livro o que são assentamentos rurais
BRUNA DOS SANTOS FAUSTO
RESENHA DO LIVRO: O QUE SÃO ASSENTAMENTOS RURAIS
DELMIRO GOUVEIA
DEZEMBRO/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
BRUNA DOS SANTOS FAUSTO
RESENHA DO LIVRO: O QUE SÃO ASSENTAMENTOS RURAIS
Resenha para a disciplina de Geografia Agrária requisitada pela Professora Francisca, para obtenção de nota parcial.
DELMIRO GOUVEIA
DEZEMBRO/2014
O livro de Sônia Maria Bergamasco e Luiz Antonio Cabello Norter trata de uma discussão acerca dos assentamentos rurais, dividindo a obra em quatro capítulos que contribuem para o melhor entendimento do assunto a ser tratado.
Primeiramente, antes de discutir o primeiro capítulo, os autores iniciam o texto com uma breve introdução, que trata diretamente sobre o que são os assentamentos rurais, como estes surgiram, a quantidade deles no Brasil e as lutas que os trabalhadores rurais enfrentam até hoje pela conquista da terra.
O primeiro capítulo intitulado como “Um pouco de história” e dividido em seis tópicos, trata sobre as mais recentes e conhecidas experiências da política agrária brasileira e de como surgiram os assentamentos. Onde o primeiro tópico “A política agrária pré-64” aborda como aconteceram as manifestações camponesas para conseguirem terras para a própria moradia e cultivo. Isto nos Estados de Pernambuco (com a Liga Camponesa da Galiléia), no Rio Grande do Sul (com o Movimento dos Agricultores Sem-Terra), em Goiás (que combateu a grilagem sob intensas manifestações), no Paraná e em São Paulo (com a criação de dois assentamentos). E assim também ocorreu na Campanha Presidencial de 1960 com Jânio Quadros, que prometeu acabar com o