resenha meio ambiente
CURSO DE SOCIOLOGIA
RENAN BRAGA VIEIRA
Resenha do Artigo Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial,
BERNARDO MANÇANO FERNANDES
Trabalho apresentado à Disciplina de SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE, ministrada pela Profª. MARIA DO CEU DE LIMA, para obtenção parcial de créditos e título de Bacharel em Ciências Contábeis.
FORTALEZA - CE
2015.1
No artigo o debate sobre a questão agrária na América Latina é abordado de forma ampla e esclarecedora. Confrontando o domínio do pensamento único sobre o tema desenvolvimento rural. O texto recoloca e atualiza o debate sobre a questão agrária na Nuestra América. Para tanto destaca dois fatos: o avanço do modelo do agronegócio e o crescimento da presença camponesa concretizada internacionalmente pela Via Campesina.
Ele começa afirmando que a questão agrária sempre esteve relacionada com os conflitos por terra e que analisá-la somente neste âmbito é uma visão redutiva, porque esses conflitos por serem territoriais não se limitam apenas ao momento do enfrentamento entre classes ou entre camponeses e estado. O enfrentamento é um momento do conflito e para ser compreendido em seu movimento utilizou-se o conceito de conflitualidade. A conflitualidade é um processo constante alimentado pelas contradições e desigualdades do capitalismo. O movimento da conflitualidade é paradoxal ao promover, concomitantemente, a territorialização,desterritorialização ,reterritorialização de diferentes relações sociais. A realização desses processos geográficos gerados pelo conflito é mais bem compreendida quando analisada nas suas temporalidades e espacialidades. São processos de desenvolvimento territorial rural formadores de diferentes organizações sociais.
No que se refere à questão agrária e conflitualidade autor relembra que questão agrária está presente no nosso cotidiano há séculos e que as pessoas Podem querer não ver, encobrindo deliberadamente parte da realidade, mas ela se