Resenha Geografia e Meio Ambiente
Geografia 8º
Resenha do Livro Geografia e Meio Ambiente
O livro Geografia e Meio Ambiente de Francisco Mendonça, possui oitenta paginas e está dividido em cinco capítulos: 1- emergência da temática ambiental na atualidade; 2- Ambientalismo geográfico de cunho naturalista; 3- As contingências mundiais para a eclosão da consciência ambiental no século XX; 4- Ambientalismo geográfico engajado na transformação da realidade; 5- Por uma abordagem holística da temática ambiental.
O primeiro capítulo apresenta uma abordagem sobre a emergência da temática ambiental na atualidade, falando sobre o processo de industrialização que desobedeceu a dinâmica dos elementos constituintes da natureza, ocorreu uma considerável deterioração do meio ambiente, que tem comprometido a qualidade de vida da população de várias maneiras, quão intensamente poluição do ar e da água e nos acidentes ecológicos como a extinção de animais, queimadas e desmatamentos. Nos centros urbano-industriais a degradação aumenta enquanto a qualidade de vida enfraquece devido a concentração de população.
As inundações ocorrem frequentemente em várias cidades, resultando em milhares de desabrigados e mortes, devem deixar de serem encaradas como “castigo divino”, a população carente que mora quase dentro dos canais fluviais e encostas íngremes destas cidades não encontram áreas possíveis sem risco para estabelecerem suas moradias devido a falta de assistência do Estado.
É preciso que a mídia se conscientize de que o desenvolvimento científico e tecnológico atingido pela sociedade humana no final do século XX nos liberou da simples condição de vítimas da natureza, já temos como prever e elaborar planos de fuga para desastres naturais.
A temática ambiental tem sido tratada de maneira diferente segundo três instancias de atividade dos homens: Artes, ciência e atividades políticas. No âmbito das ciências, a temática ambiental vem sendo tratada de forma diversa de acordo