O Livro didático de Geografia
No objetivo de se conseguir em sala de aula uma eficiente e eficaz consumação do processo de ensino-aprendizagem, o Livro Didático tem assumido um papel fundamental no cenário da Educação de nosso país. Esse poderoso instrumento tem estado cada vez mais no centro das discussões políticas e teóricas educacionais, seja pela necessidade de um aperfeiçoamento de sua política de produção e distribuição nas escolas públicas brasileiras, seja pelo seu correto uso por parte dos professores e alunos em sala. Felizmente, essa preocupação tem proporcionado crescentemente uma valorização e melhoramento do Livro Didático nas escolas públicas brasileiras.
Mas antes desse livro chegar às mãos dos professores e alunos, há todo um processo logístico, político, burocrático, dotado de influências internas e externas que podem proporcionar no final dessa caminhada um livro bom ou um livro ruim.
Nesse sentido, o presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de seleção do Livro Didático de Geografia realizado pelo Programa Nacional do Livro Didático para Ensino Médio (PNLEM) no ano de 2009.
Especificamente falando do Livro Didático de Geografia, podemos dizer que este foi produzido e distribuído pela primeira vez para o Ensino Médio em 2008 e conseqüentemente usado pelos alunos das escolas públicas do Ensino Médio pela primeira vez em 2009. Se tratando da disciplina Geografia no que diz respeito a produção e distribuição do seu Livro Didático, constata-se, portanto, que o referido trabalho é um dos pioneiros na investigação do processo de produção e escolha desse Livro.
Para compreensão desse processo de seleção do Livro didático de Geografia que foi realizado no ano de 2009 pelo PNLEM, tem-se como objetivos no referido trabalho: Compreender o que é Programa Nacional do Livro Didático (PNLEM); identificar os critérios que PNLEM adota para selecionar os Livros Didáticos de Geografia para o Ensino Médio; e identificar a avaliação que o PNLEM faz dos Livros