Meio ambiente
Agronomia
Trabalho de Introdução a Agronomia
Acadêmicas: Marcella Stelle
Leticia Dalazoana Garcia
Paloma Pereira do Nascimento
Ponta Grossa
2014
Introdução O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorreram na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. A questão sócio-ambiental para a agronomia é a Agricultura sustentável; que é uma forma de agricultura que conserva os recursos naturais e fornece produtos saudáveis, sem comprometer os níveis tecnológicos já alcançados de segurança alimentar dos indivíduos. Ou seja, uma agricultura que não prejudique o meio ambiente, a economia, a saúde, em suma a sociedade como um todo.
Meio ambiente na agricultura
SAZONALIDADE
É chamado de sazonalidade ambiental todas as transformações que acontecem no ambiente em decorrência das mudanças climáticas das estações do ano. As mudanças climáticas podem causar modificações intensas ao ambiente, e elas podem ser ou não boas. As variações sazonais acontecem com os padrões climáticos comuns como: radiação solar, umidade, temperatura entre outros fatores. A temperatura no Equador, por exemplo, não se modifica com tanta facilidade e com isso as estações não ficam tão marcadas, já em locais de áreas temperadas as estações são bem definidas.
Para o ecossistema as variações sazonais são bem lucrativas, pois ajudam para que ele nãos e torne estático e sim fiquem muito mais variáveis e dinâmicos. Essa variação atrapalha um pouco o estudo do ecossistema principalmente quando é preciso saber sobre os impactos eu foram causados pelos homens, pois a variação sazonal não deve ser confundida com a ação antrópica.
A sazonalidade interfere diretamente na agricultura , um exemplo disso é a umidade no solo, sendo necessária a correção