Resenha Cr Tica 1
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E BIOLÓGICAS – CCHB
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, TURISMO E HUMANIDADES – DGTH
BACHARELADO EM TURISMO
Disciplina: Gestão do turismo em áreas cársticas e cavernas
Docente: Prof. Dr. Heros Augusto Santos Lobo
Discente: Regiane Piato dos Santos
Resenha Crítica
NUNES, C. S. Turismo e suas implicações socioambientais: estudo do espeleoturismo e do turismo religioso em grutas calcárias no estado da Bahia. In: EGAL, 14, 2013. Perú. Anais... Lima, 2013.
Esta resenha crítica tem como objetivo compreender as ideias da autora acerca das implicações socioambientais do turismo aplicadas à grutas no estado da Bahia e sua proposta de investigações – sob a ótica da geografia – sobre tipologias de turismo na contemporaneidade.
O texto de NUNES (2013) foi dividido em quatro partes, contendo breve introdução sobre áreas cársticas, cavernas, turismo e intenções da pesquisa; análise do turismo como atividade econômica que reestrutura determinadas localidades a fim de atender ao consumidor; a prática do turismo em cavernas no Brasil, com enfoque no estado da Bahia; considerações finais e sutis propostas da autora.
Por meio de uma visão negativa sobre a prática do turismo em ambientes naturais, embasada na literatura de CARLOS (2007) e SANTOS (2008), a autora sugere uma investigação sobre os impactos que ocorrem nas cavernas, associados aos tipos de turismo que nelas são desenvolvidos.
De acordo com NUNES (2013), o turismo, independentemente de onde seja praticado, está associado a lógicas capitalistas de apropriação e modificação do espaço para torná-lo mais atrativo, no entanto, quando em cavernas, possui duas vertentes: o espeleoturismo (ligado a contemplação e conservação do meio ambiente) e turismo religioso (agente modificador do meio ambiente por permitir livre expressão da cultura religiosa).
Tendo em vista a afirmação de CRUZ (2003) a respeito da valorização do lugar turístico a partir de