Resenha Cr tica Disciplina Hist ria da Educa o Brasileira 1
Eliane da Silva Araujo¹
Dermeval Saviani é um grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país, nascido em 25 de dezembro de 1943 em Santo Antonio de Posse no
Estado de São Paulo, porém emAparecida do Norte deu inicio à sua formação superior de filosofia nos anos de 1962 dando continuidade aos estudos na PUC-SP, graduando-se em educação. Passou pelo período de transição democrático e pelas decorrentes transformações sociais, assim como as transformações na história da educação brasileira, observando suas vertentes e modificações no processo educacional que refletiram no cotidiano, além de uma visão progressista sobre a educação.
Saviani defende que o debate historiográfico tem profundas implicações para a pesquisa educacional, vez que o significado da educação está intimamente entrelaçado ao significado de história.
Saviani explica que a partir do momento em que a sociedade se constitui em classes sociais, mais precisamente na antiguidade, com o escravismo e na idade média, com o feudalismo, surge a dualidade educacional. A educação institucionalizada voltouse para formação intelectual e uma educação instrumental, assimilada no próprio processo de trabalho voltado aos trabalhadores.
No Brasil, assim como na América Latina, a educação foi marcada pela dualidade, de um lado uma formação profissionalizante, voltada para os proletários, de outro, uma formação propedêutica destinada aos integrantes da classe burguesa.Em consequência a evolução da educação brasileira é dividida em três períodos: a educação durante o período Colonial, no Imperial e na República.
A História da Educação, como disciplina nos cursos de formação de professores, adquiriu, em detrimento da explicitação do fenômeno educativo, um caráter mais formativo, de transmissão de valores. Os conteúdos didáticos e pedagógicos