Sistema financeiro
Curitiba 20 de Março de 2015
Sistema financeiro
Conceito
Curitiba 20 de março de 2015
O Sistema financeiro é um conjunto de instituições que controlam medidas asseguram a intermediação financeira, ou seja com a finalidade de transferência de recursos de investidores para o sector produtivo ou para o sector de consumo, é constituído basicamente pelos mercados (onde vários agentes realizam essa transferência mediante operações de compra, venda ou troca de ativos financeiros), por instituições financeiras e pelos órgãos reguladores do sistema tudo isso para o desenvolvimento do país. E também fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia, É composto por diversas instituições.
Art. 192. constituição federal: O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram.
Franklin Allen e Douglas Gale em Comparing Financial Systems, "sistemas financeiros são cruciais para a alocação de recursos em uma economia moderna. Eles canalizam as poupanças das famílias para o setor produtivo e alocam fundos de investimento entre as firmas.
Orgãos normativos; (CMN) Conselho Monetário Nacional, (BACEN) Banco central do Brasil (CVM) , a Comissão de Valores Mobiliário , (CNSP) o Conselho Nacional de Seguros Privados e (CNPC) o Conselho Nacional de Previdência Complementar.
É fundamental para o desenvolvimento de um país um sistema financeiro forte e bem estruturado, capaz de cumprir com a sua finalidade, já que afeta diretamente a renda e o emprego das famílias. o sistema financeiro no brasil cresceu e se desenvolveu em grande escala em questão de aumento de preços e instabilidade econômica, o que pode ajudar a