sistema financeiro
Disciplina : Direito Empresarial II
Professora: Fátima Mustafá
Aluna: Juliana Guimarães de Oliveira
TEMA: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
RESUMO
O mundo atual no qual vivemos é movido por dinheiro, ele serve para todas as transações, é chamado de moeda corrente. Para que se possa ter este controle de moeda, é necessário que haja um equilíbrio da economia de um país. Com isto, é criado um sistema monetário.
O dinheiro hoje é um dos materiais mais importantes para que os países se movimentem e se organizem de forma a ter seu próprio modo de conquistá-lo. Esse movimento, organização que busca uma maior quantidade de geração de moeda, é definido por uma série de órgãos do estado.
No Brasil, esse órgão formador da estratégia econômica do país, é chamado de Sistema Financeiro Nacional. Tem basicamente, a função de controlar todas as instituições que são ligadas às atividades econômicas dentro do país.
O Conselho Monetário Nacional faz parte do Sistema Financeiro Nacional é o mais importante dentro do Sistema pois ele, é responsável por tomar as decisões mais importante para que o país funcione de forma correta. Ele tem a função de criar a política do crédito e da moeda com o objetivo de estabilizar a moeda e o desenvolvimento econômico do País.
Outro integrante do Conselho Monetário Nacional é o Banco Central do Brasil:
O Banco Central do Brasil é o responsável pela produção de papel-moeda e de moeda metálica, dinheiro que circula no país. Ele exerce, junto ao Conselho Monetário Nacional, um trabalho de fiscalização nas instituições financeiras do país. Além disso, tem diversas utilidades, como realizar operações bancárias, como empréstimos, cobrança de créditos e outros, de outras instituições financeiras. O Banco central é considerado o banco mais importante do Brasil, acima de todos os outros, uma espécie de “Banco dos Bancos”.
O Sistema Financeiro Nacional, então, é uma forma de várias entidades se