Relatorio Quimica Experimental 1
1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVO 05
3. MATERIAIS E REAGENTES 05
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 05
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 07
6. CONCLUSÃO 12
7. BIBLIOGRAFIA 12
1. INTRODUÇÃO
O relatório a seguir demonstrará a prática de Combustão e Espectroscopia de Emissão mais conhecido com “Teste de Chama” que é um teste de muita utilidade nas indústrias. O termo espectroscopia é utilizado nas disciplinas de física e química para se referir à técnica de aferimento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra. Sua origem encontra-se no estudo da luz visível dispersa de acordo com seu comprimento de onda. Gustav Kirchhoff estabeleceu que cada elemento e composto têm seu próprio espectro único, e que, ao estudar o espectro de uma fonte desconhecida, pode-se determinar sua composição química. Com esses avanços, espectroscopia se tornou uma verdadeira disciplina científica.
A espectroscopia de emissão é a propriedade que os átomos e os íons monoatômicos em estado gasoso têm de emitir radiações características nas regiões ultravioleta e visível, quando excitados térmica ou eletricamente. Quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem essa energia, passando para um nível de energia mais elevado (estado excitado). O elétron excitado, por sua vez, apresenta forte tendência a voltar ao seu estado anterior, e ao fazê-lo, emite um fóton correspondente à diferença de energia. O fóton emitido apresenta um comprimento de onda bem definido e característico do elemento químico em questão, podendo ser utilizado para se identificar a presença do referido elemento em uma amostra.
O teste de chama é realizado a partir do uso correto do bico de Bunsen que é a queima do GLP que é composto por uma mistura de propano e butano. A regulagem correta do bico do Bunsen faz com que a combustão seja incompleta, liberando uma